Powered By Blogger

sábado, 3 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA

Seminário nº 4 Tecnologias na EAD



Data: 29/03/2010

Tecnologia na Educação" é expressão mais abrangente do que "Informática na Educação", que tradicionalmente privilegia o uso de computadores em sala de aula, ou, mais recentemente, o uso de computadores em rede para conectar a sala de aula com o mundo externo a ela, através da Internet.
A expressão "Tecnologia na Educação" abrange a Informática na Educação mas não se restringe a ela. Inclui, também, o uso da televisão, do vídeo, e do rádio (e, por que não, do cinema) na promoção da educação.
Mas neste artigo a expressão "Tecnologia na Educação" é ainda mais abrangente. O termo "tecnologia", aqui, se refere a tudo aquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas, para estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer.
Entre as tecnologias que o ser humano inventou estão algumas que afetaram profundamente a educação: a fala baseada em conceitos (e não apenas grunhidos ou a fala meramente denotativa), a escrita alfabética, a imprensa (primeiramente de tipo móvel), e, sem dúvida alguma, o conjunto de tecnologias eletro-eletrônicas que a partir do século passado começaram a afetar nossa vida de forma quase revolucionária: telégrafo, telefone, fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador -- hoje todas elas digitalizadas e integradas no computador.
É compreensível, diante do impacto que essas novas tecnologias têm exercido sobre nossas vidas, que pensemos quase que exclusivamente nelas quando falamos em "tecnologia na educação". No entanto, não podemos nos esquecer de que a educação continua a ser feita predominantemente pela fala e pela escrita (especialmente, neste caso, pelo texto impresso), e que a fala, a escrita e o texto impresso são, e vão sempre continuar a ser, tecnologias fundamentais para a educação (tanto em suas modalidades presenciais como nas remotas). Este artigo não quer perder isto de vista. Na realidade, um de seus objetivos principais é que os educadores percebam que já usam diversas tecnologias no seu trabalho educacional. É apenas por terem se tornado tão familiares que essas tecnologias passaram a ser quase transparentes, invisíveis, certamente inconspícuas

Seminário nº 4 Heutagogia, Andragogia e Aprendizagem Construtivista que envolve a modalidade a Distância



Seminário Apresentado pelas alunas Alcineide, Antônio, Germana, Hellen, Luciana e Telma.

Heutagogia - é o estudo da aprendizagem autodeterminada, que propõe mais do que aprender sozinho e traz a ideia de flexibilidade e respeito ao modo como cada um aprende.
Andragogia - Significa Ensino para Adultos
Aprendizagem construtivista- Processo de aprendizagem onde o aprendiz constrói o seu conhecimento.

Seminário nº 3 As Leis que Regem a Educação à Distancia






Data: 15/03/2010
As Leis que Regem a EAD
Seminário apresentado pelas aluns Andrea, Ângela, Cicleide, Maria Eduarda e Solange

No contexto da política permanente de expansão da educação superior no País, implementada pelo MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento. Nesse sentido, é fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam Referenciais de Qualidade para as instituições que ofereçam cursos nessa modalidade. Por esta razão, a SEED/ MEC apresenta, para propiciar debates e reflexões, um documento com a definição desses Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância no País.
Decreto Federal nº 5622/2005
Decreto Federal n° 5622 de 19 Dezembro de 2005 que Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e caracteriza a educação a distância como modalidade educacional.
Portaria nº 4.059
Portaria do MEC que regulamenta a oferta de carga horária a distância em disciplinas presenciais.
Decreto Federal nº 2.494/98
Decreto Federal n° 2.494/98, de 10 de fevereiro de 1998, com as alterações introduzidas pelo Decreto Federal n° 2.561, de 27 de abril de 1998, que tratam da organização dos cursos ministrados sob a forma de Educação a Distância

Seninário nº 2 As Gerações da Educação à Distância








Data: 08/03/2010

A aula foi contemplada com a apresentação do Seminário pelas alunas, Ana Paula, Michele Patricya Pepe e Tatiana, houve uma interação com a turma muito criativa pois todos participaram.

A equipe veio abordar a questão das gerações da EAD, vejam:

1ª Geração (a partir de 1833) Ensino por correspondência

2ª Geração (a partir de 1970) Tele-Ensino

3ª Geração (a partir de 1985) Multimídia Interativo

4ª Geração (a partir de 1994) E- learning

5ª Geração (a partir de 2004) M-learning

6ª Geração (a partir de 2003...? 2007...?) Second Life

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Seminário nº 1 História da Educação à Distância



Data: 01/03/2010


A aula iniciou com a apresentação do nosso seminário, onde levamos para todos em forma de jogral como iniciou a Educação à Distância no mundo, em seguida apresentamos um slide com a história da Educação à Distância em nosso país:


Com a informatização e as facilidades que a mesma proporciona para nossas vidas, tornou-se muito comum as discussões sobre a educação a distância. Porém, essa não é a forma de ensino da atualidade, mas existente desde o século XVIII, segundo alguns pesquisadores.

A educação a distância foi um grande passo para a democratização do conhecimento intelectual, oportunizando o acesso ao ensino de forma mais fácil.

Seu início foi marcado no século XVIII, quando um jornal dos Estados Unidos enviava as matérias anexadas ao mesmo. Porém, existem controvérsias sobre o surgimento da mesma, pois alguns pesquisadores relatam que seu início foi em 1881, pela Universidade de Chicago, através do curso de língua hebraica, e outros consideram seu surgimento em 1890, na Alemanha, ambos por correspondência.
No Brasil, o ensino a distância apareceu somente nos anos sessenta, as aulas eram transmitidas por rádio, com algum material impresso.

O Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor foram os maiores responsáveis pelo ensino a distância no Brasil, com uma gama maior de cursos, como técnico em eletrônica, secretária, técnico em contabilidade dentre outros. Tivemos também os cursos supletivos, que tiveram grande aceitação da população que optou por essa formação.

A informatização aumentou significativamente a formação acadêmica
Em 1986, com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, o Brasil deu um grande salto na educação a distância, pois nesse período constituíram-se os primeiros cursos superiores, já regulamentados pelo Ministério da Educação. O EAD tem crescido muito no Brasil, em razão da era da informatização e as facilidades que essa proporciona, e entre 2004 e 2005 o aumento se deu em torno dos 32%, com aproximadamente duzentos e quinze cursos reconhecidos pelo MEC.
É importante que esses cursos contem com profissionais bem qualificados, além de boa estruturação de suas grades curriculares, bibliotecas, canais de comunicação, salas de aula virtual, a fim de atender os interesses do público, sanar suas dificuldades, dando condições de boa formação, com níveis de exigência que os faça cursar de forma séria e comprometida. É claro que existem ainda cursos que só podem ser feitos de forma presencial, mas os que não necessitam da presença de forma integral têm perfeitas condições de oferecer formação de qualidade.
Temos visto uma forte valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho, pois as grandes empresas têm acreditado que o aluno que consegue se formar à distância tem muito mais compromisso, levando com mais seriedade seus estudos e o seu lado profissional.

O Papel do Professor no Ensino de Educação à Distância

Data: 22/02/2010

a aula teve inicio com um relato sobre o tema, dado pela professora Renilze, em seguida assistimos uma entrevista das Educadoras Laura Coutinho e Heloisa Padilha que responderam aos seguintes questionamentos

O educador precisa aprender a EAD ?
Sim pois ele é um transmissor, do conhecimento, um mediador dos conhecimentos, desta forma deve esta capacitado a orientar o conhecimento de forma híbrida, deve ter uma formação ampla e completa dos conhecimentos a serem construídos pelos alunos.

Quais os fundamentos da EAD
São cinco fundamentos: filosófico, psicológico, sociológico, antropológico e histórico.

Qual a relação professor x aluno na EAD?
O professor na Educação à Distância convive mas tempo com o aluno, tanto em tempo real ( sincrona) como em tempo não real ( assincrona), pois os módulos são oferecidos de forma híbrida. Então o professor orienta o aluno que constrói sua aprendizagem na disponibilidade do seu tempo para estudo. Então o acompanhamento é constante.

Qual o maoir desafio na EAD?

A qualidade do ensino oferecido, a credibilidade do curso, a estrutura e as condições e autonomia para buscar uma aprendizagem de qualidade.

Que mercado precisa de profissionais na EAD?
As Universidades corporativas, Universidades abertas, cursos tecnológicos, Universidades acadêmicas.

Diferenças entre Educação à Distância e Ensino à Distância

Data: 08/02/2010

Tema: A aula teve inicio com a apresentação de um vídeo com entrevista do Professor Eduardo Chaves a respeito da diferença entre Educação à Distância e Ensino à Distância.

O Professor diz que o aprendizado colaborativo parte do pressuposto correto que aprendemos melhor quando aprendemos aquilo que nos interessa através de um processo de troca de idéias, diálogo, discussão e crítica com outras pessoas que têm interesses semelhantes.

Chaves afirma que a educação não se esgota no período de permanência na escola, defende a diminuição dos conteúdos ensinados e diz que o ensino deve se focar na vocação de cada estudante. Confira os principais trechos da entrevista concedida pelo professor ao caderno Educação e Ensino.

AULA INAUGURAL

Data: 01/02/2010

Principais Tópicos: Dinâmica, apresentação do conteúdo programático.

Comentários: Infelizmente não estávamos presentes nesta aula, mas acreditamos ter sido maravilhosa, já conhecemos o trabalho da professora e sabemos que temos muitos conhecimentos a serem adquiridos com a disciplina de Educação à Distância.

Faculdade Anchieta do Recife - FAR















Aqui estarão contidas todas as atividades desenvolvidas durante este semestre da disciplina de EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ministrado pela professora Renilze.


Ana Paula Ferreira

Eliane Nunes

Suzana Tenório

Oração do Professor


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinare por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando tambémo sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre