sábado, 3 de abril de 2010
Seminário nº 4 Tecnologias na EAD
Data: 29/03/2010
Seminário nº 4 Heutagogia, Andragogia e Aprendizagem Construtivista que envolve a modalidade a Distância
Seminário nº 3 As Leis que Regem a Educação à Distancia
Data: 15/03/2010
As Leis que Regem a EAD
Seminário apresentado pelas aluns Andrea, Ângela, Cicleide, Maria Eduarda e Solange
No contexto da política permanente de expansão da educação superior no País, implementada pelo MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento. Nesse sentido, é fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam Referenciais de Qualidade para as instituições que ofereçam cursos nessa modalidade. Por esta razão, a SEED/ MEC apresenta, para propiciar debates e reflexões, um documento com a definição desses Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância no País.
Seninário nº 2 As Gerações da Educação à Distância
A aula foi contemplada com a apresentação do Seminário pelas alunas, Ana Paula, Michele Patricya Pepe e Tatiana, houve uma interação com a turma muito criativa pois todos participaram.
A equipe veio abordar a questão das gerações da EAD, vejam:
1ª Geração (a partir de 1833) Ensino por correspondência
2ª Geração (a partir de 1970) Tele-Ensino
3ª Geração (a partir de 1985) Multimídia Interativo
4ª Geração (a partir de 1994) E- learning
5ª Geração (a partir de 2004) M-learning
6ª Geração (a partir de 2003...? 2007...?) Second Life
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Seminário nº 1 História da Educação à Distância
No Brasil, o ensino a distância apareceu somente nos anos sessenta, as aulas eram transmitidas por rádio, com algum material impresso.
A informatização aumentou significativamente a formação acadêmica
Em 1986, com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, o Brasil deu um grande salto na educação a distância, pois nesse período constituíram-se os primeiros cursos superiores, já regulamentados pelo Ministério da Educação. O EAD tem crescido muito no Brasil, em razão da era da informatização e as facilidades que essa proporciona, e entre 2004 e 2005 o aumento se deu em torno dos 32%, com aproximadamente duzentos e quinze cursos reconhecidos pelo MEC.
É importante que esses cursos contem com profissionais bem qualificados, além de boa estruturação de suas grades curriculares, bibliotecas, canais de comunicação, salas de aula virtual, a fim de atender os interesses do público, sanar suas dificuldades, dando condições de boa formação, com níveis de exigência que os faça cursar de forma séria e comprometida. É claro que existem ainda cursos que só podem ser feitos de forma presencial, mas os que não necessitam da presença de forma integral têm perfeitas condições de oferecer formação de qualidade.
Temos visto uma forte valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho, pois as grandes empresas têm acreditado que o aluno que consegue se formar à distância tem muito mais compromisso, levando com mais seriedade seus estudos e o seu lado profissional.
O Papel do Professor no Ensino de Educação à Distância
a aula teve inicio com um relato sobre o tema, dado pela professora Renilze, em seguida assistimos uma entrevista das Educadoras Laura Coutinho e Heloisa Padilha que responderam aos seguintes questionamentos
O educador precisa aprender a EAD ?
Sim pois ele é um transmissor, do conhecimento, um mediador dos conhecimentos, desta forma deve esta capacitado a orientar o conhecimento de forma híbrida, deve ter uma formação ampla e completa dos conhecimentos a serem construídos pelos alunos.
Quais os fundamentos da EAD
São cinco fundamentos: filosófico, psicológico, sociológico, antropológico e histórico.
Qual a relação professor x aluno na EAD?
O professor na Educação à Distância convive mas tempo com o aluno, tanto em tempo real ( sincrona) como em tempo não real ( assincrona), pois os módulos são oferecidos de forma híbrida. Então o professor orienta o aluno que constrói sua aprendizagem na disponibilidade do seu tempo para estudo. Então o acompanhamento é constante.
Qual o maoir desafio na EAD?
A qualidade do ensino oferecido, a credibilidade do curso, a estrutura e as condições e autonomia para buscar uma aprendizagem de qualidade.
Que mercado precisa de profissionais na EAD?
As Universidades corporativas, Universidades abertas, cursos tecnológicos, Universidades acadêmicas.
Diferenças entre Educação à Distância e Ensino à Distância
Tema: A aula teve inicio com a apresentação de um vídeo com entrevista do Professor Eduardo Chaves a respeito da diferença entre Educação à Distância e Ensino à Distância.
O Professor diz que o aprendizado colaborativo parte do pressuposto correto que aprendemos melhor quando aprendemos aquilo que nos interessa através de um processo de troca de idéias, diálogo, discussão e crítica com outras pessoas que têm interesses semelhantes.
Chaves afirma que a educação não se esgota no período de permanência na escola, defende a diminuição dos conteúdos ensinados e diz que o ensino deve se focar na vocação de cada estudante. Confira os principais trechos da entrevista concedida pelo professor ao caderno Educação e Ensino.
AULA INAUGURAL
Principais Tópicos: Dinâmica, apresentação do conteúdo programático.
Comentários: Infelizmente não estávamos presentes nesta aula, mas acreditamos ter sido maravilhosa, já conhecemos o trabalho da professora e sabemos que temos muitos conhecimentos a serem adquiridos com a disciplina de Educação à Distância.
Faculdade Anchieta do Recife - FAR
Ana Paula Ferreira
Eliane Nunes
Suzana Tenório
Oração do Professor
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinare por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando tambémo sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre